Página Inicial







Mundo: Portugal cai no Índice de Desenvolvimento Humano
15 de Março de 2013

Grande parte dos países de língua portuguesa manteve os seus posicionamentos no mais recente «Índice de Desenvolvimento Humano» (IDH) à exceção de Portugal e Cabo Verde.

 

De acordo com o «Relatório sobre o Desenvolvimento Humano de 2013», Portugal caiu três postos para o lugar 43, enquanto Cabo Verde perdeu uma posição do ranking para a 132ª.

 

Relativamente aos países africanos de língua portuguesa, Angola conservou o lugar 140 e São Tomé manteve-se na posição 144. Já a Guiné-Bissau posicionou-se em 176º, com Moçambique no lugar 185, o pior dos países lusófonos.

 

O estudo, lançado na quinta-feira, 14 de Março, coloca no topo do IDH a Noruega, seguida de Austrália e Estados Unidos. É em África que estão os dez piores colocados, sendo que República Democrática do Congo, Níger e Moçambique são os três piores colocados.

 

Em África também está o país com a maior queda no IDH: a Líbia no 64º lugar, registou a pior queda ao descer 23 posições. A guerra civil e as dificuldades na política de coesão pós-conflito são tidas como as principais determinantes.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados