Página Inicial







Mundo: Aniversário do nascimento de S. Daniel Comboni
15 de Março de 2013

No dia 15 de Março, recorda-se o nascimento de S. Daniel Comboni, apelidado o «Francisco Xavier da África».

 

«Passarão dois séculos e ainda se falará dele, porque foi ele quem encontrou a chave para solucionar o grande problema da cristianização da África Central» (Alemanha, 15 de agosto de 1869).

 

Estas palavras são de D. Leo Meurin, jesuíta, missionário e bispo de Bombaim, na Índia. Na sua passagem pelo Cairo, apresentaram-lhe lá um jovem padre, missionário italiano o qual, com o seu entusiasmo, queria revolucionar as técnicas da evangelização na África. Seu nome era Daniel Comboni. O bispo ficou tão impressionado ao ponto de apelidar Comboni de «Francisco Xavier da África».

 

Um século e meio depois de isto acontecer, no dia 5 de Outubro de 2003, na grande Praça de São Pedro, em Roma, Daniel Comboni era colocado, de facto, ao lado de Francisco Xavier, como exemplo de um cristão que se tornou santo, vivendo intensamente a sua vocação missionária.

 

Nascido a 15 de Março de 1831, Comboni viria a falecer com 50 anos de idade, em Cartum (Sudão). Dedicado, desde os inícios do seu sacerdócio, à evangelização da África, conseguiu interessar toda a Igreja do seu tempo pelos africanos, alternando o trabalho de evangelização directa, na África, com a actividade de animação missionária, na Europa.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados