Página Inicial







Mundo: Novo sistema para medir a fome
14 de Março de 2013

A «Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação» (FAO) vai lançar um novo sistema para medir o tamanho da fome e da insegurança alimentar no mundo.

 

O programa piloto terá início em Angola, Etiópia, Malawi e Níger. São países que adotaram o desafio do «Fome Zero», apresentado pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, cujo objetivo é erradicar a fome.

 

Com a participação do instituto de pesquisa Gallup, o projeto, chamado «Vozes dos Famintos», vai recolher informações sobre a extensão e a gravidade do problema.

 

O plano da FAO é entrevistar 160 mil pessoas em 150 países e publicar os resultados anualmente.

 

O diretor-geral assistente da FAO, Jomo Sundaram, afirmou que esse método inovador vai ser uma ferramenta essencial na luta contra a fome para governos, sociedades civis e organizações nacionais e internacionais.

 

O projeto terá a duração de cinco anos e levará a criação de um novo padrão de certificação da FAO para a supervisão da insegurança alimentar.

 

Os resultados sobre cada país serão atualizados todos os anos, o que facilitará a avaliação do problema da fome no mundo todo. Outro ponto importante é que os dados vão ser divulgados em alguns dias e não em anos, como acontece em muitos casos atualmente.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados