Página Inicial







Mundo: Dia Internacional das Florestas
21 de Março de 2013

Nesta quinta-feira, 21 de Março, celebra-se o «Dia Internacional das Florestas».

 

Tendo em vista a urgência de uma maior sensibilidade para a proteção dos frágeis recursos florestais do planeta e uma gestão mais eficaz de sua subsistência, a ONU declarou o ano de 2011 como «Ano Internacional das Florestas». O Ano Internacional nos levou a aprofundar a compreensão da importância das florestas na conservação da energia e da vitalidade do planeta e também do alcance de certos objetivos do desenvolvimento global, especialmente os objetivos traçados pelo «Programa do Desenvolvimento do Milénio» (ODM).

 

Temos assim a oportunidade de refletir sobre os dons que Deus nos dá para sustentar a vida. A Comissão Justiça e Paz da USG/UISG, com a Sociedade Civil, convida religiosos e religiosas, junto com comunidades de outras confissões, a rezar e trabalhar para um mundo mais sustentável para cada pessoa e para toda a criação.

 

Certas formas de conquista e de exploração dos recursos são dominadoras e invasoras. Tornaram-se uma ameaça à capacidade de serem suportadas pelo meio ambiente: o meio ambiente “recurso” põe em risco o meio ambiente “casa”. A destruição das florestas, resultado de incêndios intencionais, acelera a desertificação e provoca consequências prejudiciais às reservas de água. Prejudica o “bem-viver” dos povos indígenas e das futuras gerações. (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 461.466)



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados