Página Inicial







Mundo: Faltam mil dias para o cumprimento das Metas do Milénio
5 de Abril de 2013

As Nações Unidas assinalam, nesta sexta-feira, 5 de Abril, uma contagem regressiva com os mil dias restantes para o fim de 2015, data limite para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milénio.

 

Entre 5 e 12 de Abril, ONU, governos e sociedade civil estarão a trabalhar em conjunto na campanha «1.000 Dias de Ação». Segundo o Secretrário-Geral Ban Ki-moon, as Metas do Milénio «ajudaram na criação de prioridades nacionais e globais, mobilizaram ação e já alcançaram resultados notórios».

 

Os oito objetivos envolvem erradicação da pobreza e da fome, promoção da educação, da igualdade de género, da saúde materna, fim da mortalidade infantil, do combate a sida, malária e outras doenças, além da garantia da sustentabilidade ambiental e de parcerias globais para o desenvolvimento.

 

As metas foram adotadas por todos os países-membros das Nações Unidas no ano 2000 e desde então, foram feitos vários progressos para melhorar a vida dos cidadãos.

 

Segundo o Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, a pobreza extrema mundial caiu pela metade desde 1990. Pela primeira vez, um número igual de meninos e meninas frequentam a escola. Houve queda nos índices de mortes materna e infantil.

 

O Pnud lembra que o mundo continua a combater várias doenças, como tuberculose, malária e sida. Mas nos últimos 20 anos, 2 mil milhões de pessoas ganharam também acesso à água potável.

 

Para os próximos mil dias, Ban Ki-moon pede à comunidade internacional que invista mais em saúde, educação, energia, saneamento básico e na autonomia de mulheres e meninas.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados