Página Inicial







Fátima Jovem: Peregrinação a 4 e 5 de Maio
2 de Maio de 2013

O «Fátima Jovem», peregrinação nacional de jovens a Fátima, acontece nos dias 4 e 5 de Maio, quando os jovens poderão viver experiências únicas de fé, alegria e testemunho. Um dos destaques deste ano é a presença do padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, Brasil, que vem com as suas músicas animar-nos e fazer-nos peregrinar até à «Jornada Mundial da Juventude» Rio 2013.

 

O programa integrará também o musical «Alegria na Fé», o grande momento da noite de sábado, com a participação de Vânia Fernandes, vendedora do programa televisivo “Operação Triunfo” e representante de Portugal no Festival da Eurovisão.

 

A formação, primordial no “Fátima Jovem”, será feita através de workshops, que serão realizados por toda a localidade de Fátima, e através dos quais, percorrendo várias casas religiosas, os jovens se poderão formar e informar, além de poderem partilhar a alegria da Fé.

 

Os temas serão vários:

“Beber em 7 fontes” (Os Sacramentos) será apresentado pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima; “Estou sim?! É para mim?” (vocação) será falado pelas Irmãs Carmelitas Missionárias Teresianas; “Ser Família na Igreja”, por Sónia Neves e pelo seu marido José Ventura.

 

O padre Leonel Claro, missionário Comboniano, apresentará o tema “Da fé à Missão”; “Evangelização Nova? De novo?” será apresentado por D. Manuel Felício, bispo da Guarda. “A Crédito? Ou Acredito?” (sobre o Ano da Fé) será exposto pelo padre Nuno Azevedo. Sobre música, o tema “Quem canta, acredita 2 vezes” será apresentado pelo padre Jorge Castela.

 

Sobre a conjuntura actual do país, Liliana Pimentel, do SNPES, irá falar do tema “O país, a Troika e os Jovens”. O tema do ecumenismo, sob o título “Cristãos e caminho para a unidade” será apresentado pelo padre Tony Neves. Sobre a doutrina Social da Igreja, Eduarda Ribeiro apresentará o tema “Dar voz”. Por fim, o tema “Ser Voluntário na JMJ” será refletido por Lúcia Morgado, Nuno e Joana.

 

Os participantes animarão e participarão ativamente em todas as cerimónias do Santuário de Fátima. Através da música, meditações e proclamações, os jovens estarão inseridos nos vários serviços litúrgicos.

 

As informações são do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ)



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados