Página Inicial







Vaticano: Cardeais dão início à primeira congregação geral
4 de Março de 2013

São 208 os cardeais que deviam participar, 117 dos quais eleitores, mas já se sabe que vai haver ausências. Desconhece-se ainda se vai ser hoje que vai ser anunciada a data do conclave.

 

Esta segunda-feira, 4 de Março, é dia da primeira congregação geral da vacância da sede de Pedro. Os cardeais já entraram e todos, sem excepção, devem participar, incluindo os com mais de 80 anos, uma vez que a sua experiência e sabedoria é considerada útil para esta fase de decisão.

 

A chegada dos cardeais foi acompanhada pela comunicação social, cujas câmaras se aglomeraram para captar cada um dos que hoje juram guardar segredo sobre o que se vai passar nas congregações gerais. Se algum cardeal chegar atrasado, o juramento terá de ser feito antes de entrar na reunião.

 

O dia está muito bonito no Vaticano, cheio de sol, pelo que alguns dos cardeais chegaram a pé, enquanto outros optaram pelo carro.

 

Igual para todos é a vestimenta obrigatória: batina preta, debruada a vermelho, com faixa, solidéu, cruz peitoral e anel.

 

Oficialmente, o número total de cardeais é de 208, 117 eleitores e 91 com mais de 80 anos. Mas já se sabe que vai haver ausências, por motivos de doença ou auto-exclusão, como é o caso do cardeal O’Brien.

 

Nesta altura, ainda não se sabe se já estão em Roma todos os cardeais, pelo que também não se sabe se é hoje que vai ser marcada a data do início do conclave, uma vez porque essa decisão tem de ser tomada por todos.

 

Com informações da «Rádio Renascença».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados