Página Inicial







Quénia: Kenyatta lidera para presidente
7 de Março de 2013

Uhuru Kenyatta, um dos candidatos concorrentes as eleições presidenciais no Quénia, lidera o escrutínio presidencial, enquanto seu adversário, Raila Odinga, denuncia resultados manipulados e solicita a interrupção da contagem em curso.

 

Na manhã desta quinta-feira, 7 de Março, foi anunciado que o vice-Primeiro ministro Uhuru Kenyatta, possui uma ligeira vantagem sobre o seu principal adversário, Raila Odinga, para a eleição presidencial que se realizou segunda-feira, 04 de Março, no Quénia.

 

Esses resultados parciais são relativos a quase metade de votantes, ou seja, cerca de 4,5 milhões de boletins, sendo que dez milhões de pessoas participaram do escrutínio, segundo as estimativas da comissão eleitoral nacional.

 

Por seu turno, Raila Odinga, denunciou já os resultados. Kalonzo Muyoka, colaborador do actual Primeiro-ministro, afirmou possuir «provas de que os resultados que nós recebemos foram manipulados». Em certos casos, o número total de boletins ultrapassou o número de eleitores registados.

 

Musyoka, que vai se manter no seu posto actual de vice-presidente, ao lado de Odinga, caso esse último for eleito, afirmou igualmente que «os observadores da sua coligação, Cord, foram expulsos das assembleias de voto».

 

«Deveremos anunciar os resultados finais na sexta-feira», declarou o presidente da Comissão Eleitoral, Ahmed Issack Hassan.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados