Página Inicial







Santa Sé: Pela primeira vez na Bienal de Veneza
15 de Maio de 2013

A Santa Sé terá pela primeira vez um pavilhão na Bienal de Veneza, dedicado ao tema da Criação, anunciou o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício para a Cultura e um dos ideólogos desta iniciativa sem precedentes.

 

O Cardeal Ravasi afirmou que este projeto «não é apenas uma novidade extraordinária, mas responde a um dos objetivos do dicastério: estabelecer e promover oportunidades de diálogo num contexto cada vez mais amplo e diversificado».

 

O tema escolhido para esta exposição foi o primeiro livro da Bíblia: Génesis, em particular, os primeiros onze capítulos, dedicados ao mistério das origens, a entrada do mal na história, a esperança e os projetos dos homens após a devastação simbolicamente representado no dilúvio. O trabalho foi desenvolvido, explicou o cardeal, em três núcleos temáticos: Criação, De-Criação, Nova Humanidade ou Re-criação. Sobre a importante relação entre fé e arte, o cardeal afirmou que são «irmãs entre elas no caminho da cultura».

 

De acordo com Ravasi, o projeto surgiu em 2009 e a partir de 1 de julho, a Santa Sé exporá, em 500 m2, no Arsenal de Veneza, um conjunto de obras.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados