Página Inicial







Mundo: Dia Internacional das Famílias
15 de Maio de 2013

Assinala-se nesta quarta-feira, 15 de Maio, o «Dia Internacional das Famílias». Este ano, o tema é o avanço da integração social e a solidariedade entre gerações.

 

Neste sentido, a «Cáritas Portuguesa» lançou um apelo a um maior apoio para as famílias, afirmando que estas enfrentam cada vez mais «sérios riscos de pobreza».

 

«Para a Cáritas, a família é um pilar fundamental do bem-estar social, que deve ser apoiada em tempos de crise e isto mesmo é afirmado a nível nacional e europeu», assinala a organização católica.

 

«Efetivamente, sentimos a falta de uma política estruturante de apoio à família, até para vencermos um drama que o país está a atravessar, a baixa taxa de natalidade», refere o organismo.

 

Numa mensagem divulgada para a «Semana da Vida», que iniciou no último domingo, 12 de maio, e que decorre até ao próximo dia 19, a «Comissão Episcopal do Laicado e Família» refere que o núcleo familiar «não pode continuar a ser deformada e destruída» porque isso destrói a sociedade.

 

Já a «Associação Portuguesa de Famílias Numerosas» (APFN) recorda o contributo fundamental das famílias para a construção de uma melhor sociedade.

 

«A sociedade será tanto mais humana, solidária e desenvolvida quanto mais famílias estáveis e felizes houver».

 

«Caminhando juntos em família aprendemos os valores sobre os quais assenta a sociedade: respeito, tolerância, amor, solidariedade, justiça, verdade, liberdade e responsabilidade»

 

Em mensagem, o Secretário-Geral da ONU chamou a atenção para a importância da assistência dada a pessoas da terceira idade.

 

De acordo com Ban Ki-moon, as famílias são a base da sociedade e esta data oferece uma oportunidade de reflexão sobre como as tendências económicas e sociais afetam as famílias.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados