Página Inicial







Vaticano: Culturas juvenis emergentes
6 de Fevereiro de 2013

Com o tema «Culturas juvenis emergentes», tem início nesta quarta-feira, 6 de Fevereiro, no Vaticano, a assembleia plenária anual do «Pontifício Conselho para a Cultura» (CPC). Cerca de 60 membros, consultores, auditores e relatores trabalharão, a portas fechadas, questões como «Do universo ao “multiverso”», «análise das culturas juvenis», «Nativos digitais: linguagem e rituais» ou a «Fé na juventude».

 

Em coletiva à imprensa, o Cardeal-Prefeito do Conselho, Gianfranco Ravasi, destacou a importância de compreender os jovens como «nativos digitais» na sua comunicação.

 

Por sua vez, o bispo português Dom Carlos Azevedo, delegado do Pontifício Conselho, frisou a importância de atender a fenómenos como o desemprego, a cultura digital e o «alfabeto emotivo» das novas gerações, defendendo que estas questões «exigem um discernimento por parte da Igreja» e uma profunda mudança de linguagem. Afinal, a juventude não é «uma geração perdida, sem pertença e fé, mas um grande recurso para a sociedade».

 

«Penso que onde há uma atividade pastoral atenta a esta dimensão afetiva, estética, de generosidade, de voluntariado, que são fenómenos excelentes da juventude de hoje, a disponibilidade de partir, ir para outros países, circular, criar redes dos pontos mais diversos do mundo, num mundo globalizado onde eles de fato já vivem e os pais ficam espantados ao ver esta sua capacidade, a Igreja também deve ser capaz e onde ela é capaz, ver que há uma correspondência e mobilizar os jovens», referiu o bispo português.

 

«Não é por acaso que em nossas iniciativas no Pátio dos Gentis, quando há um pavilhão ou um workshop sobre mística ou espiritualidade, é o que está mais cheio de jovens. Isto significa que há sede de espiritualidade e a Igreja não está respondendo a esta aspiração espiritual das novas gerações», explica D. Carlos Azevedo.

 

A assembleia encerra no sábado, 9 de Fevereiro.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados