Página Inicial







Rep. Centro-Africana: Cáritas efetua recolha de fundos
8 de Fevereiro de 2013

A «Caritas Internacional» promove uma colecta de fundos em prol da República Centro-Africana.

 

O organismo católico pretende recolher 468 mil euros para ajudar a população dessa nação africana. O país está assolado por um conflito violento entre as forças governamentais e os rebeldes do grupo Seleka.

 

Em janeiro, foi declarada uma trégua, mas a situação continua precária. As Nações Unidas condenaram várias vezes o recrutamento de crianças-soldado no conflito, casos de estupro, mutilação ou mortes de civis. Por causa da ameaça de mais violência, muitas pessoas abandonaram suas casas e buscaram refúgio em outro lugar.

 

«A população da República Centro-Africana, sobretudo mulheres, jovens e crianças encontram-se diante da fome e de muitas necessidades», disse o Presidente da Caritas local, Dom Dieudonné Nzapalainga.

 

O dinheiro arrecadado pela Caritas Internacional será usado para executar um plano semestral de ajuda que fornecerá às famílias centro-africanas alimentos, medicamentos, assistência psicológica e melhorias nas infra-estruturas. Cerca de 850 famílias receberão também um kit de primeiros socorros e mulheres e crianças serão vacinadas contra sarampo e meningite.

 

Também serão distribuídos mosquiteiros para prevenir a difusão da malária. A Caritas Internacional tem ainda o objetivo de reconstruir poços, escolas e sistemas de esgotos.

 

Para ajudar a população a reconquistar sua autonomia, depois de sofrer o deslocamento de suas terras, a Caritas doará a cada família centro-africana sementes para o plantio e instrumentos para o cultivo dos campos.

 



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados