Página Inicial







Mundo: Tratado de controlo de armas é aprovado na ONU
3 de Abril de 2013

A Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por esmagadora maioria o primeiro tratado para regular o comércio mundial de armas convencionais, que movimenta milhões de dólares. Pelo acordo, as nações terão que fornecer informações sobre os armamentos que venderem e avaliar se eles poderão ser usados em crimes contra os direitos humanos.

 

No total, foram 154 votos a favor da aprovação do tratado. Apenas três países votaram contra: Irão, Síria e Coreia do Norte. Outros 23 abstiveram-se, entre eles Índia, China, Rússia e Egipto. Partidários do tratado disseram que ele foi uma vitória significativa após uma década de tentativas frustradas para controlar a indústria de armas. Críticos dizem que o tratado não fará nenhuma diferença para o comércio clandestino de armamentos.

 

O tratado aplica-se a armamento ligeiro e também pesado, como tanques, sistemas de artilharia, aviões ou helicópteros de ataque, cujo comércio os Estados-Membros são obrigados a vigiar. Fora do acordo ficaram armas nucleares, químicas e biológicas, cobertas por outros tratados internacionais.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados