Página Inicial







Brasil: Celebração do «Dia do Índio»
19 de Abril de 2013

O «Dia do Índio», celebrado a 19 de abril, foi decretado no Brasil por Getúlio Vargas em 1943 e não é uma invenção brasileira. Esta data festiva nasceu em 1940 no México, no «I Congresso Indigenista Interamericano», e tem como objectivo reivindicar os direitos dos Povos Indígenas no nosso continente.

 

O sofrimento destes povos não é só um facto do passado, eles continuam a sofrer hoje. Em Roraima, por exemplo, falta investimento nas áreas da saúde e educação, a violência e a impunidade continuam. Preocupa-nos também o aumento de garimpos e a violação ao direito de consulta prévia, direito este garantido na Convenção 169 da OIT.

 

Lembramos que os indígenas urbanos existem e que eles também têm direitos. Constatamos a falta de políticas públicas a favor deles, muitos dos quais sofrem de exploração doméstica e discriminação de todo tipo.

 

No Estado de Roraima, temos mais de 46 por cento das terras demarcadas para os Povos Indígenas mas continuamos tendo governantes e políticos anti-indígenas, sendo este estado o mais “anti-indígena” do Brasil.

 

Não basta demarcar Terras Indígenas, é preciso garantir sua autonomia e acesso a políticas públicas justas. Só assim poderemos celebrar um verdadeiro dia do índio e um estado mais justo e para todos.

 

Pe. Henry Dunn, mccj



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados