Página Inicial







Dia da Terra: A Face da Mudança Climática
22 de Abril de 2013

Celebramos nesta segunda-feira, 22 de Abril, o «Dia Internacional da Mãe Terra» este ano dedicado ao tema das Mudanças Climáticas. Celebrar este dia é uma forma de reconhecer que o planeta e seus ecossistemas nos fornecem a vida e o sustento durante a nossa existência. Significa, também, reconhecer a nossa responsabilidade, tal como estabelecido na «Declaração do Rio de 1992», para promover a harmonia com a natureza e a Terra para alcançar um equilíbrio justo entre as necessidades económicas, sociais e ambientais do presente e do futuro.

 

Dia da Terra e a Mudança Climática

São numerosas as declarações, vindas das mais altas instâncias, em favor do cuidado com o planeta Terra, como na «Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento», de 1992.

No entanto, todos sabemos que o drama da mudança climática e a urgência de agir para salvar o planeta, com prazo limite fixado para 2050, é um tema geralmente condenado ao fracasso em todas as Conferências realizadas após o primeiro encontro de sucesso e a criação do «Protocolo de Kyoto», em 2005.

Por esse motivo, dedicar este dia a divulgação da urgência de cuidar do planeta Terra é algo extremamente necessário em um momento em que o horizonte político, económico e mediático é ocupado pela crise mundial.

A mesma miopia que nos faz esquecer da pobreza e da fome no mundo, faz com que a questão da terra e do meio ambiente e o problema da sustentabilidade permaneçam tragicamente estacionados... à espera de tempos melhores?

 

O «Dia da Terra» e a crise: austeridade ou declínio?

Vamos nos concentrar, neste dia, na necessidade de baixar nossos padrões de vida e de consumo, não porque somos a favor de uma política de austeridade que passa por cima dos direitos sociais adquiridos, mas pelo destino universal daquilo que Deus nos ofereceu, tudo que há na terra, sobre um suposto valor absoluto da propriedade privada e da lógica de mercado neoliberal (GS 69; Laborens exercens 14, Populorum Progressio 22-23; Compêndio da DSI 177). 



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados