Página Inicial







RD Congo: Terceira marcha de protesto dos católicos
28 de Fevereiro de 2018

No domingo, 25 de fevereiro, realizou-se a terceira marcha de protesto dos católicos na República Democrática do Congo. As pessoas protestam contra a decisão que adiou as eleições presidenciais para dezembro de 2018, já que havia um acordo para que o novo pleito se realizasse em dezembro de 2017 e sendo que o mandato do Presidente Joseph Kabila terminou em dezembro de 2016. Uma clara tentativa do governante se manter no poder.

 

"Houve repressão, mas tem sido menos violenta do que em ocasiões anteriores, embora, infelizmente, pelo menos três pessoas tenham morrido", informa uma testemunha ouvida pela Agência Fides.

 

Também foram registrados vários feridos e cerca de 100 detenções efetuadas pelas forças policiais.

 

O vice-presidente da Conferência Episcopal do Congo (CENCO), Dom Fridolin Ambongo, reiterou que o episcopado congolês está unido e empenhado em apoiar a população em sua luta pela aplicação integral do acordo de 31 de dezembro de 2016 sobre a Constituição e o Estado de Direito.

 

Na passada sexta-feira, 23 de fevereiro, foi celebrado um Dia de Jejum e Oração pela Paz no mundo, em especial na República Democrática do Congo e no Sudão do Sul, uma dedicação especial do Papa.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados