Página Inicial







RD Congo: Seminário sobre açambarcamento de terras
22 de Janeiro de 2018

O açambarcamento de terras (L’accaparement des terres) foi o tema do seminário orientado pelo P. Gian Paolo Pezzi, comboniano e membro de VIVAT International, de 13 a 15 de Janeiro, na casa provincial dos missionários combonianos, em Kinshasa, na República Democrática do Congo. Os participantes eram agentes pastorais de algumas paróquias de Kinshasa, membros das comissões de justiça e paz, advogados, juristas, associações de mulheres e leigos missionários combonianos.

 

O açambarcamento de terras indica a aquisição controversa de grandes propriedades de terras agrícolas, nos países em vias de desenvolvimento, por empresas e governos estrangeiros, com um forte impacto nos recursos naturais e na vida humana: água, agricultura, sementes, pesca, clima, migração, tráfico de seres humanos, e conflitos sociais.

 

As migrações são cada vez mais causadas pelo açambarcamento de terras, pelos conflitos sobre os recursos naturais e as culturas, como denunciaram e advertiram os bispos africanos durante o Sínodo de 2009: “Se as políticas agrícolas europeias não mudarem, nos próximos vinte anos, mais de 300 milhões de africanos estarão condenados à fome e ao desespero.”

 

Fonte: Comboni.org



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados