Página Inicial







Dia mundial das Missões: Anunciar o Evangelho, transformar o mundo
18 de Outubro de 2018

O Dia Mundial das Missões – instituído em 1926 pelo Papa Pio XI – celebra-se no penúltimo domingo de outubro (dia 21). Esta celebração procura também suscitar em todos os católicos o espírito de comunhão eclesial, favorecendo a apoio aos missionários no seu trabalho evangelizador, seja no anúncio do evangelho além-fronteiras como no desenvolvimento de projectos pastorais e de promoção integral em favor dos mais pobres.

Este ano, a mensagem do Papa Francisco coloca os jovens como principais protagonistas da missão e das mudanças que, como discípulos missionários, sonhamos no mundo.

 

Mensagem do Papa Francisco: Com os jovens, levemos o Evangelho a todos

Na mensagem para o Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco recorre a um tom coloquial para recordar aos jovens que são discípulos missionários, chamados por Jesus a comprometer-se na missão de testemunhar o Evangelho até aos confins da Terra.

“Queridos jovens, juntamente convosco desejo reflectir sobre a missão que Jesus nos confiou. Apesar de me dirigir a vós, pretendo incluir todos os cristãos, que vivem na Igreja a aventura da sua existência como filhos de Deus. O que me impele a falar a todos, dialogando convosco, é a certeza de que a fé cristã permanece sempre jovem, quando se abre à missão que Cristo nos confia. «A missão revigora a fé» (Redemptoris missio, 2): escrevia São João Paulo II, um papa que tanto amava os jovens e a eles muito se dedicou.

O sínodo que celebraremos em Roma no mês de outubro, mês missionário, dá-nos oportunidade de entender melhor, à luz da fé, aquilo que o Senhor Jesus vos quer dizer a vós, jovens, e, através de vós, às comunidades cristãs”.

 

O Santo Padre refere que “ser atraídos e ser enviados são os dois movimentos que o nosso coração, sobretudo quando é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem futuro e impelem a nossa existência para a frente”.

 

“Apesar de me dirigir a vós, pretendo incluir todos os cristãos, que vivem na Igreja a aventura da sua existência como filhos de Deus. O que me impele a falar a todos, dialogando convosco, é a certeza de que a fé cristã permanece sempre jovem, quando se abre à missão que Cristo nos confia. «A missão revigora a fé»: escrevia São João Paulo II, um Papa que tanto amava os jovens e, a eles, muito se dedicou”, assinala o Papa.

 

A Mensagem para o Dia Mundial das Missões está disponível, em português, na página da Santa Sé.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados