Página Inicial







Peru: Bispos divulgam comunicado sobre corrupção na justiça
13 de Julho de 2018

A Conferência Episcopal Peruana (CEP) divulgou um comunicado sobre os novos casos de corrupção que estão a abalar o país e que envolvem juízes e membros do Conselho Nacional de Magistratura apanhados a combinar sentenças em troca de dinheiro e de favores.

 

“Se os factos não forem esclarecidos, nossos cidadãos perderão credibilidade e respeito pelas autoridades judiciais e respectivas instituições, com resultados desastrosos para a coexistência democrática de nosso país”, escrevem os bispos peruanos.

 

Alguns áudios que circulam pela imprensa, falam de trocas de favores, recomendações, pressões sobre investigações em andamento, envolvendo três membros do Conselho Nacional da Magistratura (CNM), órgão supremo do poder judiciário e dois juízes.

 

Para os bispos, a situação atual exige mudanças estruturais que os cidadãos esperam há décadas e que devem garantir que os membros da CNM sejam profissionais inquestionáveis e indiscutíveis, além de melhorar o processo de seleção de juízes e promotores.

 

Neste contexto, “apoiamos as propostas de reforma do Poder Judiciário, em particular, a que foi expressa pelo Presidente da República. A Igreja estará sempre disposta a colaborar em prol do país”, indicam.

 

O documento foi apresentado diretamente ao presidente da República, Martín Vizcarra Cornejo, num encontro com o presidente da CEP.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados