Página Inicial







Médio Oriente: Semana pela Paz na Palestina e Israel
19 de Setembro de 2018

De 16 a 23 de setembro, a Pax Cristi realiza a «Semana Mundial pela Paz na Palestina e Israel». Em 2018, organização aborda a situação dos jovens e das crianças, de acordo com o lema oficial da semana «Jovens e crianças: Aumentar a esperança e efetuar mudanças».

 

De acordo com comunicado da Pax Cristi Internacional, quase metade de todas as crianças palestinas sofrem de desnutrição crónica, tornando-as mais vulneráveis a infecções, doenças, deficiências fisiológicas de longa duração e menor sucesso escolar.

 

Outro dado estarrecedor é que entre 500 e 700 crianças palestinas estão presas, detidas ou são processadas no sistema judiciário militar israelense a cada ano, incluindo menores de 12 anos.

 

A organização afirma que a Semana pela Paz acontece em um momento oportuno, já que o bem-estar e os direitos das crianças e jovens continuam ameaçados pela violência e o caos causado por 70 anos de conflitos e 51 anos de ocupação, sem falar no bloqueio da Faixa de Gaz.

 

Daí, o apelo a acabar com a ocupação militar na Cisjordânia, Jerusalém Leste e Gaza, que são a causa de “injustiças e perigos que ameaçam as crianças e os jovens em Israel e na Palestina”.

 

A Pax Christi («A paz de Cristo», em latim) é uma organização internacional de tradições católicas pela paz e presente em mais de 60 países.

 

A Semana Pela Paz na Palestina e Israel acontece no âmbito da celebração do Dia Internacional da Paz, a ser celebrado na sexta-feira, 21 de setembro.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados