Página Inicial







Letónia: Mesmo após a perseguição e o exílio, mantivestes-vos constantes, perseverastes na fé
24 de Setembro de 2018

“Vós, que aqui vos encontrais, estivestes sujeitos a toda a espécie de provações: o horror da guerra e, depois, a repressão política, a perseguição e o exílio, como bem descreveu o vosso Arcebispo. E mantivestes-vos constantes, perseverastes na fé. Nem o regime nazista nem o soviético apagaram a fé nos vossos corações e, a alguns de vós, não vos fizeram sequer desistir de vos dedicardes à vida sacerdotal, religiosa, à catequese e a vários outros serviços eclesiais que punham em risco a vida; combatestes o bom combate, estais para terminar a corrida e conservastes a fé”, disse o Papa num encontro que decorreu na catedral católica de São Tiago, na Letónia, durante a visita aos países do Báltico.

 

Em referência ao apóstolo ao qual é dedicada a catedral, o Santo Padre disse que Tiago convida-nos a ser constantes, não deixando diminuir a vigilância.

 

«Neste caminho, o progresso do bem, o amadurecimento espiritual e o crescimento do amor são o melhor contrapeso ao mal» (Exort. ap. Gaudete et exsultate, 163). Não cedais ao desânimo, à tristeza, nem percais a doçura e, menos ainda, a esperança!”, afirmou.

 

Esta tarde, Francisco preside à Missa no santuário internacional da Mãe de Deus, em Aglona, perante dezenas de milhares de pessoas.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados