Página Inicial







Comunicações Sociais 2019: A comunidade enquanto rede social
4 de Outubro de 2018

 

“Somos membros uns dos outros’ (Ef 4,25). Das ‘community’ às comunidades” é o tema para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais.

 

O termo “community” está relacionado com as comunidades formadas na Internet, comunidades de rede, e tem como objetivo propor uma “reflexão sobre a atualidade e a natureza das relações digitais”.

 

“O tema - escolhido pelo Papa Francisco -, sublinha a importância de restituir à comunicação uma perspetiva ampla, baseada na pessoa, e enfatiza o valor da interação entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro”, lê-se no comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

 

Com isso, Francisco analisará na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações 2019 a ideia de “comunidade enquanto rede”, mas entendida a partir da “inteireza” das pessoas. O objetivo é suscitar a reflexão sobre o tipo de relações que se criam na internet através da constituição de “comunidades” nas redes sociais.

 

Segundo a Santa Sé, algumas tendências prevalentes nas redes sociais colocam homens e mulheres diante de uma pergunta fundamental: “Até que ponto podemos falar de comunidade verdadeira diante das lógicas que caracterizam algumas comunidades nas redes sociais?”. “A metáfora da rede como comunidade solidária exige a construção de um nós, baseado na escuta do outro, no diálogo e, consequentemente, no uso responsável da linguagem”, afirma a nota.

 

O Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2019 será celebrado no domingo 26 de maio que é aquele que antecede o Domingo de Pentecostes. A mensagem para esse dia será publicada na Festa Litúrgica de S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, que se assinala a 24 de janeiro.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados