Página Inicial







Portugal: Papa chama padre Tolentino Mendonça ao Vaticano e eleva-o a arcebispo
26 de Junho de 2018

O Papa nomeou, esta terça-feira, 26 de junho, o padre Tolentino Mendonça como arquivista e bibliotecário da Santa Sé, elevando-o à categoria de arcebispo.

 

Da Rádio Renascença

 

O padre e poeta madeirense é, atualmente, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e diretor da Faculdade de Teologia e assumirá o novo cargo, em Roma, a 1 de setembro.

 

Tolentino Mendonça vai suceder no comando da biblioteca vaticana e dos arquivos secretos da Santa Sé ao arcebispo francês Jean-Louis Brugès, que completa 75 anos em Novembro.

 

Na Páscoa deste ano, Tolentino Mendonça orientou o retiro de Quaresma do Papa Francisco e dos seus mais diretos colaboradores, que decorreu entre 18 e 23 de fevereiro, em Ariccia, nos arredores de Roma.

 

Doutorado em Teologia Bíblica, Tolentino Mendonça nasceu em Machico, em 1965, e foi ordenado padre em 1990.

 

Em 2015, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Sant’lago da Espada pelo então presidente da República Cavaco Silva.

 

Em comunicado, a UCP manifesta "enorme júbilo" pela escolha do Papa Francisco, sublinhando que o vice-reitor vai dirigir "a mais antiga biblioteca do mundo".

O texto recorda o percurso de Tolentino Mendonça na UCP e termina com um agradecimento pelo "trabalho notável" realizado na instituição.

 

Em outra ação do Papa, D. Francisco Senra Coelho foi nomeado como arcebispo de Évora, após o Santo Padre aceitar a renúncia de Mons. José Francisco Sanches Alves.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados