Página Inicial







Sudão do Sul: Assinado acordo de paz revitalizado
14 de Setembro de 2018

As lideranças políticas do Sudão do Sul assinaram um acordo de paz revitalizado, que comporta os pontos de entendimento mais sensíveis para uma paz permanente.

 

O texto final foi assinado por todas as partes, incluindo o presidente Salva Kiir, o líder do SPLM-IO Riek Machar, a Aliança de Oposição do Sudão do Sul (SSOA), Gabriel Chang Changson, e o líder do SPLM-FD, Deng Alor.

 

O ministro da informação, Michael Makuei, saudou a assinatura do acordo de paz revitalizado por todas as partes e declarou que a partir de agora o governo começará o processo de implementação.

 

A cerimónia de assinatura teve lugar no final da reunião dos líderes da «Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento» (IGAD), um bloco comercial de oito países com base na África Oriental.

 

O novo acordo pretende resolver algumas preocupações apresentadas pelos partidos de oposição, com relação ao número de estados e a demarcação das fronteiras tribais e de Estado.

 

Para a constituição permanente, o documento será elaborado pela Comissão de Revisão Constitucional (NCRC) e submetido à Conferência Constitucional Nacional, em resposta ao pedido da oposição.

 

O acordo também estabeleceu uma série de regras para conduzir o processo de tomada de decisão na presidência, no governo e no parlamento, particularmente quando as partes não chegam a uma decisão colegiada.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados