Página Inicial







Vaticano: Sínodo da Amazónia de 6 a 27 de Outubro
26 de Fevereiro de 2019

Foi anunciada na segunda-feira, 25 de fevereiro, a data para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Panamazónica, que se realizará de 6 a 27 de outubro de 2019, no Vaticano.

 

«Amazónia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral», é o tema de reflexão que servirá de guia para o evento.

 

O secretário do Sínodo, cardeal Lorenzo Baldisseri, comentou sobre os objetivos desta assembleia a partir do tema proposto.

 

Novos caminhos para a Igreja: “Iniciar novos caminhos para a Igreja significa favorecer o protagonismo da comunidade cristã, que sempre esteve a serviço das populações locais no trabalho de evangelização e de promoção humana. Reforçar o ‘rosto amazónico’ da Igreja exige uma renovação da estratégia de evangelização, um novo paradigma apostólico que saiba potencializar a presença cristã no território, não contando apenas com missionários externos: no passado, com congregações religiosas com o ius commissionis e, mais recentemente, com as formas de geminação de dioceses ou de ajuda com os fidei donum. Hoje, precisamos identificar novas formas de ação pastoral compatíveis com as necessidades das pequenas comunidades, muito distantes umas das outras, e ao seu interno extremamente originais.

 

E para uma ecologia integral: “Quanto à ecologia integral, trata-se de um tema muito abrangente que atinge profundamente a natureza e o homem, a criação e as criaturas que nela habitam. O Papa Francisco, na Encíclica Laudato sì, fala do Planeta Terra como ‘Casa Comum’ que dever ser defendida, protegida e preservada, com especial atenção aos povos indígenas, que mais sofrem o impacto dos efeitos devastadores de ações depredatórias que afetam as pessoas e o meio ambiente. Nesta realidade, o desafio do momento é encontrar um ponto de equilíbrio entre a necessidade legítima de progresso e o uso sustentável dos recursos naturais, tendo em conta a voz das populações locais, sem considerá-las recipientes passivos de decisões tomadas por outros.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados