Página Inicial







México: Mensagem do Papa para o Fórum das Migrações
5 de Novembro de 2018

Mensagem do Papa Francisco aos participantes do «VIII Fórum Social Mundial das Migrações» pede que rejeitem todas as injustiças.

 

“A transformação positiva de nossas sociedades começa com a rejeição de todas as injustiças, que hoje buscam sua justificativa na cultura do descarte, uma enfermidade pandêmica do mundo atual”, lê-se na mensagem do Papa, que acrescenta: “Essa rejeição é vista como um primeiro ato de justiça, especialmente quando consegue dar voz ao sem vozes. Dentre eles estão os migrantes, os refugiados e os deslocados, que são ignorados, explorados, violados e abusados no silêncio culpado de muitos”.

 

O FSM das Migrações teve lugar na realizado em Cidade do México, entre os dias 2 e 4 de novembro, inspirado pelo tema “Migrar, resistir, construir e transformar”.

 

Segundo o Papa, a “ação transformadora” não se limita em denunciar as injustiças. “É necessário identificar pautas de soluções concretas e viáveis, esclarecendo os papéis e responsabilidades de todos os envolvidos. No campo da migração (migrar), a transformação (transformar) se alimenta da resiliência (resistir) dos migrantes, refugiados e deslocados, e aproveita suas capacidades e aspirações para a construção (construir) de sociedades inclusivas, justas e solidárias, capazes de restituir a dignidade aos que vivem com grande incerteza e não podem sonhar um mundo melhor”.

 

A realização do evento acontece em um momento de grande tensão, quando uma marcha com cerca de 7.000 migrantes avança desde Honduras e atravessando o México em direção à fronteira com os Estados Unidos.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados