Página Inicial







Unidade dos Cristãos: Procurarás a justiça, nada além da justiça
17 de Janeiro de 2019

De 18 a 25 de janeiro de 2019, celebra-se a «Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos». O tema escolhido para este ano é «Procurarás a justiça, nada além da justiça”, inspirado em Deuteronómio 16: 18-20.

 

Pelo menos uma vez por ano, os cristãos são lembrados da oração de Jesus: “todos sejam um, para que o mundo creia” (JO 17.21)

 

Os corações são tocados e os cristãos se reúnem para orar por sua união. Congregações e paróquias de todo o mundo trocam pregadores ou organizam celebrações ecuménicas especiais e serviços de oração. O evento que toca nesta experiência especial é a «Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos».

 

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em 2019 foi preparada por cristãos da Indonésia. No meio da diversidade de etnias, linguagem e religião, os indonésios têm vivido pelo princípio de gotong royong, que é viver em solidariedade e com colaboração. Isso significa ter partilha nos diversos campos da vida, no trabalho, nas tristezas e festividades, vendo todos os indonésios como irmãos e irmãs.

 

Essa sempre frágil harmonia é hoje ameaçada de novas maneiras. Muito do crescimento económico que a Indonésia tem experimentado em décadas recentes tem sido construído com um sistema centrado na competição. Isso está em evidente contraste com a colaboração de gotong royong. A corrupção é experimentada de muitas maneiras. Ela infecta a política e os empreendimentos, frequentemente com consequências devastadoras para o ambiente. Em particular, a corrupção enfraquece a justiça e a implementação da lei. Movidos por essas considerações, os cristãos da Indonésia sentiram que as palavras do Deuteronómio - "procurarás a justiça, nada além da justiça" (Dt 16, 18-20) - falavam fortemente sobre sua situação e suas necessidades. Antes do povo de Deus entrar na terra que Deus lhes tinha prometido, eles fizeram a renovação de seu compromisso com a Aliança que Deus estabelecera com eles.

 

Aqui os Subsídios.

 



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados