Página Inicial







Portugal: Temas em destaque na Assembleia da CEP
13 de Novembro de 2018

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) discursou ontem, 12 de novembro, na abertura da Assembleia Plenária em Fátima, destacando que entre os temas de reflexão estarão, por exemplo, o lugar dos jovens na Igreja e a promoção da ação missionária.

 

Ao se referir ao Documento Final do Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens, D. Manuel Clemente sublinhou alguns pontos “especialmente relevantes que certamente estarão presentes na nossa reflexão e atuação pastoral”.

 

Como o n.º 54, quando acentua com palavras consistentes o lugar dos jovens na Igreja, em plena pertença e participação: «Os jovens católicos não são meramente destinatários da ação pastoral, mas membros vivos do único corpo eclesial, batizados nos quais vive e atua o Espírito do Senhor. Eles contribuem para enriquecer o que a Igreja é, e não só aquilo que faz. São o seu presente e não só o seu futuro».

 

“Afirmações assim hão de encontrar da nossa parte receção correspondente”, disse o cardeal.

 

D. Manuel Clemente afirmou também que as comunidades católicas devem promover uma ação missionária “em todos os campos socioculturais”.

 

“Na verdade, as condições atuais fazem da missão uma urgência evangélica em todos os campos socioculturais e numa geografia total, longe ou perto – por vezes muito perto até. Sobretudo nas zonas mais povoadas do nosso país habitam hoje populações das mais diversas origens e abrem-se espaços de autêntica “missio ad gentes”, a par de outros que requerem “nova evangelização” e persistência da “ação pastoral” própria das comunidades estabelecidas”, explicou.

 

“A projeção missionária das comunidades, intercambiando o perto e o longe, é hoje a única possibilidade da respetiva manutenção e crescimento, como foi sempre a sua legitimação “cristã” propriamente dita”, concluiu.

 

A Assembleia Plenária da CEP prossegue até quinta-feira, 15 de novembro.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados