Página Inicial







Mundo: Dia Mundial dos Leprosos - colabore com a APARF
24 de Janeiro de 2019

Celebra-se no domingo, 27 de janeiro, o «66º Dia Mundial dos Leprosos». Objetivo é sensibilizar as pessoas para as dificuldades dos doentes com lepra, assim como promover a ajuda dos leprosos e a sua reintegração social.

 

O Dia Mundial dos Leprosos foi instituído em 1954 pela ONU, a pedido de Raoul Follereau, o apóstolo dos leprosos do século XX, que um dia afirmou que "não há sonhos grandes demais".

 

A lepra tem cura e todos os anos são diagnosticados mais de 200 mil novos casos no mundo. Em Portugal, são menos de dez novos casos a cada ano.

 

A Associação Portuguesa Amigos de Raoul Follereau (APARF), fundada em 1987, por iniciativa dos Missionários Combonianos, apoia e desenvolve mais de 60 projetos anuais, nos países e regiões mais pobres do mundo, diagnosticando e tratando os doentes, construindo, reabilitando e equipando Centros de Saúde, promovendo projetos de nutrição e de formação.

 

A APARF tem por objetivo prestar assistência material, sanitária e moral às pessoas afetadas pela doença de Hansen, através de atividades baseadas nos princípios fundamentais da solidariedade e da fraternidade humanas; promover, de acordo com a inspiração de Raoul Follereau, ações de luta contra a doença de Hansen e outras causas de marginalização social, colaborar com as Organizações congéneres existentes noutros Países, quer no domínio da informação e da investigação científica, quer na assistência aos hansenianos de todo o mundo.

 

Para isso, a APARF promove em Portugal uma recolha de fundos e qualquer um pode colaborar: IBAN: PT50 0035 0557 0003 0331 43165 (C.G.D.)

 

O trabalho realizado pela APARF só é possível graças à generosidade e partilha dos Amigos, Associados e Colaboradores. “Viver é ajudar os outros a viver” (Raoul Follereau).



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados