Página Inicial







Panamá: Jovens se reúnem para Jornada Mundial
23 de Janeiro de 2019

Teve início na terça-feira, 22 de janeiro, a «Jornada Mundial da Juventude» (JMJ 2019), que se realiza no Panamá até dia 27. A atenção, a oração e a reflexão da Igreja concentrar-se-ão sobre vós, jovens, no desejo de perceber e, sobretudo, «acolher» o dom precioso que vós sois para Deus, para a Igreja e para o mundo.

 

A JMJ Panamá tem como tema a resposta da Virgem Maria à chamada de Deus: «Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).

 

“As suas palavras são um «sim» audaz e generoso; o sim de quem compreendeu o segredo da vocação: sair de si mesmo e pôr-se ao serviço dos outros. A nossa vida só encontra sentido no serviço a Deus e ao próximo”, lê-se na mensagem do Papa para esta ocasião.

 

O Santo Padre refere na sua mensagem que “há muitos jovens, crentes ou não crentes, que, no final dum período de estudos, mostram desejo de ajudar os outros, fazer algo pelos que sofrem”.

 

“Esta é a força dos jovens, a força de todos vós, que pode transformar o mundo; esta é a revolução que pode desbaratar os «poderes fortes» desta terra: a «revolução» do serviço”, explica.

 

Para o Papa Francisco, “para colocar-se ao serviço dos outros não basta estar pronto para a ação, é preciso também entrar em diálogo com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria”.

 

“Ela escutou o que o anjo Lhe dizia e, depois, respondeu. A partir deste relacionamento com Deus no silêncio do coração, descobrimos a nossa identidade e a vocação a que nos chama o Senhor; a vocação pode expressar-se em várias formas: no matrimónio, na vida consagrada, no sacerdócio… Mas todas elas são caminhos para seguir Jesus. O importante é descobrir aquilo que o Senhor espera de nós e ter a audácia de dizer «sim»”, afirma.

 

O Papa Francisco vai estar no Panamá para participar na Jornada Mundial da Juventude 2019, entre 23 a 27 de janeiro.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados