Página Inicial







Portugal: Semana Nacional da Educação Cristã
22 de Outubro de 2018

«Ser Feliz é Ser Santo» é lema da Semana da Educação Cristã promovida pela Igreja Católica em Portugal e que decorre de 19 a 28 de outubro de 2018, mobilizando catequese, disciplina de EMRC e Escolas Católicas.

 

“Deus, que nos criou para sermos felizes, revela-nos que a felicidade se alcança fazendo o que Lhe dá glória e nos dignifica como seres humanos. Nesse sentido chamou também à santidade. “Sede santos, porque Eu sou Santo” (1Ped 1,16)”, diz o documento da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEEC DF) para a apresentação da Semana.

 

De acordo com o documento, “não há dúvida que este caminho proposto por Jesus colide com aquele que o mundo propõe” e é neste sentido que o Papa Francisco “propõe o modelo cristão de felicidade como alternativa ao da sociedade consumista e egoísta”: «Se não cultivarmos uma certa austeridade, se não lutarmos contra esta febre que a sociedade de consumo nos impõe para nos vender coisas, acabamos por nos transformar em pobres insatisfeitos que tudo querem ter e provar» (Gaudete et Exsultate 108).

 

“Santidade é, nada mais nada menos, que amar em todas as situações. Só amando somos felizes… E amamos porque primeiro fomos amados. Por isso, ser santo é resposta serena e profunda de quem se sente amado por Deus e, com Ele, entende o sentido da vida”, afirma a Comissão.

 

É este o desafio que queremos lançar na Semana Nacional da Educação Cristã de 2018: “de modo muito especial, aos pais, avós, professores, catequistas, sacerdotes, diáconos e todos os educadores cristãos. Um convite a serem, no mundo, testemunhas da santidade e da consequente alegria com que se entregam aos educandos que lhes são confiados. Um convite a que também eles sigam pelo mesmo caminho de santidade que os pode fazer felizes, pela entrega da fé a Deus e a oferta da vida aos outros”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados