Página Inicial







Brasil: Conquistas e desafios dos direitos humanos
11 de Dezembro de 2018

70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos: Celebrar os direitos conquistados. Estar preparados para os novos desafios

 

Por ocasião da celebração dos 70 anos da «Declaração Universal dos Direitos Humanos», a «Articulação Comboniana de Direitos Humanos» (ACDH) divulgou uma nota sobre a conquista dos Direitos Humanos no Brasil e os desafios que o povo brasileiro ainda enfrenta.

 

Para a ACDH os “documentos em favor da vida, da dignidade e liberdade, assim como de outros direitos fundamentais de todas as pessoas, foram construídos à custa de muitas lutas, vidas tiradas, famílias dilaceradas e sonhos interrompidos” e é “graças a esses documentos que a dignidade de milhões de pessoas foi elevada”.

 

“Temos muitas conquistas a celebrar e muitos desafios a serem enfrentados”, afirma articulação, salientando que “além das práticas comuns de abuso e violações de direitos, vemos ressurgir na sociedade brasileira um cenário, discursos e práticas que ameaçam e esvaziam os conteúdos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Constituição Federal”.

 

A ACDH explica que esse cenário é caracterizado “pela retirada sistemática e a supressão de direitos, a exaltação do ódio e da violência e a exclusão das minorias”.

 

Nesse contexto, a ACDH refere que a linha do tempo nos ensina que “a história é feita de ciclos” e que “em alguns deles a defesa da vida parece mais desafiadora”.

 

“O preocupante cenário de desmonte de direitos, devastação e morte… é preciso conectar as nossas experiências, saberes, lutas e utopias às de outras pessoas e grupos, para que, de norte a sul, do campo à favela, a resistência seja propositiva e avance na construção de estratégias em defesa da vida e dos demais direitos”, orienta a articulação.

 

“Dizemos SIM à vida e aos direitos e reafirmamos nosso sonho e compromisso com a cultura de paz e com uma sociedade mais justa, pacífica e igualitária”, concluí a nota.

 

Leia aqui a nota completa.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados