Página Inicial







RD Congo: Bispos apelam à divulgação dos resultados eleitorais
4 de Janeiro de 2019

Os bispos católicos da República Democrática do Congo apelam à divulgação dos resultados das eleições presidenciais do fim de semana.

 

A Conferência Episcopal do país (CENCO) adianta que o vencedor das eleições é evidente, mas não revelou o nome do candidato.

 

A Igreja Católica, que destacou mais de 40 mil observadores para as eleições de 30 de dezembro, pede à comissão eleitoral que não atrase mais a divulgação dos resultados.

 

O presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Corneille Nangaa, alertou sobre a possibilidade do atraso na publicação dos resultados preliminares das eleições gerais.

 

Em reunião com o chefe da missão de observação da União Africana (UA), o ex-presidente do Mali, Dioncoundra Traore, e com a presença dos principais candidatos da oposição, Nangaa alertou para um possível atraso na contagem dos votos.

 

“Não temos dormido. Fazemos o nosso melhor para publicar os resultados a 6 de janeiro. Mas se não conseguirmos, não podemos fazer o impossível”, disse Nangaa aos presentes.

 

As sondagens colocam o candidato da oposição, Martin Fayulu, à frente da corrida com perto de 44 porcento das intenções de voto, seguido de Félix Tshisekedi com 23 porcento e Emmanuel Shadary, candidato apoiado pelo atual Governo, com 18 porcento.

 

As eleições, realizadas a 30 de dezembro, aconteceram sem registo de incidentes graves.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados