Página Inicial







Dia da Mãe: Domingo, 7 de Maio de 2017
5 de Maio de 2017

«Tempos atrás, li esta pequena história: «Um professor perguntou a um menino: “Suponha que a sua mãe fez um bolo e vocês são sete – os seus pais, três irmãs e dois irmãos. Que fração de bolo receberia?” “Um sexto”, respondeu o menino sem hesitar. “Parece-me que não resolveu bem a conta”, disse o professor. “Lembre-se, são sete!” “Sim, senhor professor”, disse o rapaz. “Mas não conhece a minha mãe. Ela diria que não queria nenhuma fatia”.»

 

Recordei este conto, que poderíamos assumir como nosso, porque em maio celebramos, no primeiro domingo do mês, o Dia da Mãe.

 

Maio é também o mês em que, tradicionalmente, os portugueses dedicamos a honrar aquela mulher que é Mãe por excelência: a Virgem Maria. A mãe das mães, a mãe de todos os povos. Este ano, teremos a alegria de ter o Papa Francisco no Santuário de Fátima, para agradecer e celebrar connosco este amor à mãe de Jesus. Como sabes, nesse local de Portugal a Virgem Maria manifestou em 1917, faz agora há cem anos, o seu amor de mãe a três pastorinhos. Lúcia, Francisco e Jacinta compreenderam que Deus nos ama e Nossa Senhora é nossa mãe, ajudando-nos a viver uma vida melhor e mais feliz, a orar por todos, a ser capazes de servir e ajudar todas as pessoas – ainda se temos de fazer pequenos sacrifícios –, pois somos parte da grande família que é a humanidade.

 

Este mês a nossa palavra preferida será «obrigado»: agradecemos às nossas mães e a Nossa Senhora, nossa mãe do Céu, pelo seu amor, a sua presença meiga, perseverante e paciente na nossa vida.»

 

Bernardino Frutuoso, no editorial da revista Audácia – Maio de 2017



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados