Página Inicial







Somália: Piratas voltaram a mostrar actividade nos mares
24 de Abril de 2017

Os piratas retornaram aos mares da Somália, mas “o aumento dos ataques à navegação comercial ainda não constitui uma tendência preocupante”, disseram especialistas.

 

Os ataques registados recentemente surgem depois de uma pausa de cinco anos na região, onde a pirataria atingiu proporções alarmantes durante o período de 2010 a 2012, atraindo para a região as marinhas dos Estados Unidos e de outras nações para uma forte campanha contra os piratas.

 

Em conferência de imprensa no Djibouti, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, disse que houve seis ataques de piratas contra navios comerciais vulneráveis nas últimas semanas.

 

"Nós não estamos prontos para dizer que há uma tendência" segundo o general Thomas Waldhauser, considerando que este aumento de ataques resulta de uma resposta aos efeitos da seca e da fome no Corno de África.

 

A Marinha Portuguesa participou no esforço de combate aos piratas nos mares da Somália durante vários anos, no âmbito da operação europeia Atalanta que envolveu várias marinhas europeias.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados