Página Inicial







Lisboa: Comunicar a esperança e a confiança no nosso tempo
22 de Maio de 2017

D. Pio Alves, Graça Franco e Júlio Isidro vão apresentar esta segunda-feira, 22 de maio, a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, no auditório da Rádio Renascença, em Lisboa, às 16h00.

 

A sessão de apresentação da mensagem do Papa, que tem por tema “Comunicar a esperança e a confiança no nosso tempo”, é promovida pelo Secretariado Nacional das Comunicações Socais, órgão executivo da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

 

O encontro começa com uma saudação do diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Socais e presidente do Conselho de Gerência da Renascença Multimédia, padre Américo Aguiar, a que se segue a apresentação do documento do Papa por D. Pio Alves, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Socais.

 

Graça Franco, diretora de informação da Rádio Renascença, e Júlio Isidro, apresentador de televisão na RTP, fazem depois um comentário às propostas do Papa para a comunicação social na atualidade.

 

Na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco desafiou os media e os jornalistas de todo o mundo a passar de uma lógica de “notícias más” para uma da “boa notícia”, rejeitando o sensacionalismo e a exploração dos dramas humanos.

 

“Creio que há necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e travar a espiral do medo, resultante do hábito de fixar a atenção nas ‘notícias más’ (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de falhanço nas vicissitudes humanas)”, refere o Papa na mensagem para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

 

A mensagem do Papa foi publicada na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (24 de janeiro).

 

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes, este ano no dia 28 de maio.

 

Fonte: Agência Ecclesia



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados