Página Inicial







Mundo: ONU e União Africana juntas pela paz e segurança
21 de Abril de 2017

Na primeira Conferência Anual União Africana – Nações Unidas, António Guterres afirmou que ambos organismos compartilham a visão de que "paz e segurança, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e boa governança precisam andar juntos", o que pede melhorias na colaboração.

 

ONU e União Africana assinaram uma parceria sobre paz e segurança e Guterres lembrou que o mundo observa as mudanças no setor de segurança da África, o que força a revisão das estratégias de paz.

 

O secretário-geral mencionou como exemplo as operações da ONU e da União Africana na Somália, por meio da missão conjunta Amisom. Para Guterres, o trabalho precisa de um apoio mais forte da comunidade internacional, incluindo mais financiamento.

 

Outros pontos de interesse comum entre as duas organizações são a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável; combate ao terrorismo e ao grupo islamita Boko Haram, e situações específicas de alguns países: Líbia, Mali, República Centro-Africana, Sudão do Sul e Somália.

 

António Guterres afirmou que "muito mais do que um continente com crises, a África é um continente com enorme potencial".



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados