Página Inicial







Portugal: Canonização de Jacinta e Francisco acontece no 13 de Maio
20 de Abril de 2017

A Santa Sé anunciou esta quinta-feira, 20 de abril, que o Papa Francisco presidirá a canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio. Os dois pastorinhos de Fátima tornam-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.

 

A decisão sobre o local e data da canonização foi tomada hoje num Consistório Público, reunião formal de cardeais, realizada no Palácio Apostólico do Vaticano.

 

O Cardeal-Patriarca de Lisboa afirmou que foi "com muita alegria" que recebeu a notícia de que a canonização de Francisco e Jacinta Marto vai ter lugar "na sua terra", em Fátima, a 13 de maio, durante a Peregrinação do Papa.

 

"Mais viva fica ainda a celeste notícia que aí mesmo nos transmitiram", assinalou D. Manuel Clemente numa mensagem através da rede social Twitter.

 

A cerimónia vai decorrer durante a Missa da primeira Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco.

 

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que alguém é digno de culto público universal, podendo ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

 

A festa litúrgica de Francisco e Jacinta Marto ocorre a 20 de fevereiro, dia da morte de Jacinta.

  



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados