Página Inicial







Mundo: Mais de 51 milhões de deslocados em 2013
7 de Novembro de 2014

Mais de 51 milhões de pessoas foram forçadas a fugir das suas casas por causa de conflitos e da perseguição até o final de 2013, revelou o Alto Comissario das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Antonio Guterres.

 

 "Em 2001, todos os dias, mais de 14 mil pessoas foram forçadas a fugir das suas casas por causa da guerra ou da violência. Em 2012, 23 mil. Em 2013, 32 mil por dia ... Em finais de 2013, mais de 51 milhões de pessoas estavam em deslocação devido a um conflito e uma perseguição ", constatou Guterres durante um briefing perante a III Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas ligada a assuntos sociais, humanitários e culturais.

 

Segundo ele, tudo deixa a entender que este número será ainda maior até dezembro próximo.

 

 Alertou que essa tendência altista é suscetível de persistir atendendo à intensificação de conflitos, mas também a pressões ligadas às mudanças climáticas, ao crescimento demográfico, à urbanização, à insegurança alimentar e à escassez de água.

 

 A comunidade humanitária mobiliza-se para responder a várias crises no mundo, mas cada nova crise mostra que o sistema atingiu os seus limites, acrescentou.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados