Página Inicial







Sudão do Sul e Sudão: Relançados acordos de cooperação
6 de Novembro de 2014

O Presidente sul-sudanês, Salva Kiir, regressou na quarta-feira, 5 de Novembro, a Juba no termo de uma visita oficial ao Sudão, onde ele decidiu com o Presidente Omar El-Béchir relançar os acordos de cooperação económica, política e de segurança, assinados há dois anos pelos dois estadistas, mas que nunca foram aplicados.

 

Segundo os dois chefes de Estado, as suas discussões foram francas e abertas e permitiram abordar todas as questões, nomeadamente o apoio aos movimentos rebeldes dos seus respetivos países, mas também a exportação do petróleo do Sudão do Sul, a partir do Sudão.

 

Decidiram igualmente relançar todos os mecanismos aprovados para cessarem de acolher e apoiar movimentos rebeldes e permitir a abertura de dez corredores desmilitarizados, criar uma comissão competente para se reunir «imediatamente» a fim de tomar medidas neste sentido.

 

Segundo o comunicado, os dois Presidentes reafirmaram o seu entusiasmo de manter o seu apoio à produção de petróleo nas zonas de Filug e de Adareil, e permitir a técnicos restabelecerem a produção no campo de Al-Wihda.

 

Estas três zonas foram afetadas pelos combates entre as forças fiéis a Salva Kiir e as do seu ex--Vice-Preidente, Riek Machar.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados