Página Inicial







San Salvador: Óscar Romero será beatificado em 2015
10 de Novembro de 2014

O teólogo jesuíta Jon Sobrino comunicou que D. Óscar Arnulfo Romero, arcebispo de San Salvador, será beatificado em 2015 e que a notícia já foi dada aos bispos do país.

 

Esta informação também foi confirmada pelo arcebispo de San Salvador, D. José Luis Escobar, o qual observou que “a notícia chegou-nos de improviso”. O anúncio foi feito na terça-feira, 4 de Novembro, durante uma reunião com o clero local. A causa de beatificação de D. Romero foi iniciada em 1997.

 

Sobrino, que é o director do Centro Mons. Romero da Universidade Centro-Americana (UCA), disse também que o arcebispo ainda não anunciou a data, mas que poderia ser a 17 de Agosto, dia do aniversário de D. Romero.

 

O teólogo jesuíta recordou que, desde o início, o papa Francisco tinha pedido aos organismos competentes do Vaticano para acelerarem o processo de beatificação.

 

Óscar Arnulfo Romero Galdámez foi assassinado por um pistoleiro no dia 24 de Março de 1980, enquanto celebrava a missa para doentes com cancro na capela do hospital Divina Providência, na capital. De acordo com a Comissão da Verdade, o mandatário do assassinato do arcebispo Romero foi o major do Exército Roberto D’Aubuisson, fundador da ‘Aliança Republicana Nacionalista’ (Arena), da direita, que foi derrotada nas urnas em 2009 – após 20 anos ininterruptos ao poder – pelos ex-guerrilheiros da ‘Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional’.

 

Fonte: Comboni.org



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados