Página Inicial







Vaticano: A presença dos cristãos no Médio Oriente
3 de Outubro de 2014

Teve início na quinta-feira, 2 de Outubro, com uma saudação do Papa Francisco, o encontro dos Núncios Apostólicos do Médio Oriente com os Superiores da Cúria Romana. O tema do encontro é “A presença dos cristãos no Médio Oriente”, quando durante três dias os participantes deverão analisar a crise que envolve toda a região.

 

A reunião – convocada por desejo do Papa Francisco – conta com a presença do Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, o Substituto, o Secretário e o Sub-secretário para as Relações com os Estados, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni - enviado do Papa à região em agosto passado -, e os responsáveis dos diversos dicastérios diretamente envolvidos, como a Congregação para as Igrejas Orientais e os Pontifícios Conselhos para o Diálogo Inter-religioso, para a Unidade dos Cristãos, para a Justiça e a Paz, para os Migrantes e o ‘Cor Unum’.

 

Também participam da reunião os representantes pontifícios no Egipto/Jerusalém/ Palestina, Jordânia/Iraque, Irão, Líbano, Síria, Turquia, além dos representantes da Santa Sé nas Nações Unidas em Nova Iorque e Genebra e junto à União Europeia.

 

Em declaração a este respeito, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, afirmou que “a reunião é uma expressão da proximidade e solicitude do Santo Padre sobre esta importante questão. Ele mesmo quis introduzir os trabalhos da reunião, agradecendo aos participantes vindos para rezar e refletir juntos sobre o que fazer para ir de encontro à dramática situação que vivem os cristãos no Médio Oriente e outras minorias religiosas e étnicas que sofrem por causa da violência que assola a região”.

 

Com palavras de profundo pesar o Santo Padre expressou a sua preocupação pela situação de guerra vivida em tantos lugares e pelo fenômeno do terrorismo, “para o qual a vida das pessoas não tem nenhum valor”.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados