Página Inicial







RD Congo: Justiça e Paz com iniciativa pela reconciliação entre congoleses e ruandeses
3 de Outubro de 2014

As Comissões diocesanas “Justiça e Paz” de Bukavu (capital de Kivu Sul, no leste da República Democrática do Congo) e de Cyangugu (em Ruanda) promoveram algumas iniciativas para reaproximar as respetivas comunidades na perspetiva de consolidar a paz e a reconciliação entre os dois países.

 

As relações entre congoleses e ruandeses vivem momentos de fortes tensões há pelo menos 20 anos, pela presença de grupos armados de origem ruandesa em território congolês e por algumas disputas de fronteira.

 

“O papel da Igreja não é o de tomar as armas nem de fazer política, mas de restabelecer a paz através das armas do Evangelho, que são a reconciliação, o amor e o perdão”, declarou pe. Xavier Bugeme Sj, pároco de S. Pedro Claver de Nguba em Bukavu.

 

Por isso, a Arquidiocese de Bukavu e a diocese de Cyangugu decidiram intensificar as atividades comuns entre as paróquias, os pastores e os grupos eclesiais. Concretamente, propõem-se multiplicar os encontros entre fiéis e sacerdotes “para desmascarar a divisão e desenvolver laços de fraternidade”. Também será possível organizar peregrinações entre as duas dioceses, além de encontros de jovens, não somente congoleses e ruandeses, mas também burundineses e ugandenses.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados