Página Inicial







Vaticano: Tempo para soluções globais sobre o clima está a acabar
12 de Dezembro de 2014

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP20) reunidos na capital peruana, Lima. “O tempo para encontrar soluções globais está a acabar”, adverte o Pontífice, afirmando que os temas em discussão incidem sobre toda a humanidade, em especial sobre os mais pobres e as gerações futuras. “Podemos encontrar soluções adequadas somente se agirmos juntos e concordes. Existe, portanto, um claro, definitivo e inadiável imperativo ético de agir.”

 

Para Francisco, a luta eficaz contra o aquecimento global será possível unicamente por meio de uma resposta coletiva responsável, que supere os interesses e os comportamentos particulares e se realize livre de pressões políticas e económicas. “Faço votos de coração que na Conferência de Lima, assim como nos encontros sucessivos que serão decisivos para as negociações sobre o clima, se coloque em ato um diálogo impregnado da cultura da solidariedade e do encontro, e dos valores da justiça, do respeito e da igualdade.”

 

Do encontro em Lima, que se encerra nesta sexta-feira, 12 de Dezembro, deverá sair a aprovação do parâmetro de Contribuições Intencionais Nacionais Determinadas (INDCs) a ser seguido, além do texto-base com os elementos do acordo de Paris, chamado de “rascunho zero”. Ele vai nortear outras quatro negociações em 2015 para obter o "protocolo, instrumento legal ou resultado acordado com força legal".

 

No mês passado, durante a visita a sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação o Papa já havia antecipado suas preocupações com as mudanças climáticas.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados