Página Inicial







Portugal: Institutos religiosos preparam Ano da Vida Consagrada
19 de Novembro de 2014

A Assembleia geral da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal que encerra hoje, 19 de Novembro, em Fátima, está a preparar o Ano da Vida Consagrada. Por iniciativa do Papa, evento vai decorrer desde o primeiro domingo do Advento, 30 de Novembro, até 2 de Fevereiro de 2016, Dia do Consagrado.

 

Para cumprir os objectivos desta iniciativa, está a ser elaborado um programa em conjunto com outros organismos da Igreja, para não estar "cada um no seu cantinho ou na sua comunidade, na sua sacristia a falar para nós”, afirma o presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, padre Artur Teixeira.

 

“Temos vindo a trabalhar este programa conjuntamente, um programa simples, criativo e diversificado que possa combinar as iniciativas mundiais, aquelas que a partir de Roma se oferecerão a toda a Igreja, também com as iniciativas que procuraremos oferecer em solo português”, explica o sacerdote.

 

Além deste tema, serão ainda tratados assuntos relacionados com a vida dos institutos religiosos. “Na continuidade do caminho que temos feito, queremos reflectir sobre a gramática da proximidade, porque vemos que é o que realmente nos ajuda a estarmos mais ao serviço da sociedade e da Igreja”, indica o padre Artur Teixeira, que é também superior provincial dos Missionários do Coração de Maria.

 

Os últimos dados divulgados, referentes a Janeiro deste ano, mostram que há 138 institutos diferentes de vida apostólica, 796 Comunidades, 6.117 membros e 419 jovens em formação.

 

A sua presença encontra-se em diferentes áreas, como a evangelização, missão, cá e além-fronteiras, ou nos campos da educação, saúde e área social.

 

Assista AQUI a apresentação do Ano da Vida Consagrada em Portugal pela CIRP e CNISP.

 

Com informações da «Rádio Renascença».



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados