Página Inicial







Mundo: Dia Mundial do Ambiente
5 de Junho de 2015

Celebra-se nesta sexta-feira, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema escolhido para este ano é: "Sete Mil Milhões de Sonhos. Um só Planeta. Consuma com moderação!".

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o objetivo do desenvolvimento sustentável é aumentar a qualidade de vida para todas as pessoas sem aumentar a degradação ambiental nem comprometer os recursos necessários para futuras gerações.

 

Cuidar a Terra

O Dia Mundial do Ambiente celebra-se todos os anos a 5 de Junho. É um evento anual que tem como objectivo indicar acções positivas de protecção e preservação do meio ambiente e chamar a atenção das populações e dos governos para a necessidade urgente de salvar o ambiente. Está em causa o bem-estar da humanidade e a sustentabilidade da “nossa casa comum” que é este planeta que habitamos, que em última instância dependem da gestão responsável que fazemos dos recursos naturais disponíveis.

 

É um facto incontestado que os habitantes da Terra estão a consumir muito mais recursos do que o planeta dispõe. Muitos dos ecossistemas estão a chegar a um ponto de ruptura devido ao elevado crescimento populacional e desenvolvimento económico. Segundo os ambientalistas, em 2050, com o actual padrão de consumo e de produção e um crescimento da população mundial que chegará aos 9,6 mil milhões de habitantes, precisaremos de três planetas para sustentar os nossos estilos de vida e de consumo.

 

Com o lema «Seven Billion Dreams. One Planet. Consume with Care» ("Sete Mil Milhões de Sonhos. Um só Planeta. Consuma com moderação!"), a campanha deste ano para o Dia Mundial do Ambiente urge-nos a viver dentro dos limites dos recursos e possibilidades do nosso planeta. Só assim a humanidade poderá usufruir de um futuro sustentável e saudável. Porque o progresso tecnológico e humano não deveriam comprometer a sustentabilidade da Terra.

 

O Dia Mundial do Ambiente será celebrado na famosa Exposição Universal, onde se esperam mais de 20 milhões de visitantes. A Expo Milão 2015 abriu as suas portas em Maio passado e prolongar-se-á até 31 de Outubro, esperando a participação de 140 nações e organizações internacionais. Os organizadores do Dia Mundial do Ambiente apoiarão e complementarão o tema da Expo «Alimentar o Planeta – Energia para a Vida», cuja intenção é mostrar ideias e soluções que ajudem a garantir alimentação suficiente, saudável e segura para todos os habitantes do universo, respeitando o planeta e o seu equilíbrio.

 

Profeticamente, o Papa Francisco vem-nos alertando para a possibilidade de todos sofrermos com a destruição da Natureza, que acabará por nos destruir a nós também. No seu magistério, Francisco tem sido incansável no apelo que faz a toda a humanidade para cuidar do planeta pois somos «guardiões da criação».

 

Foi anunciada no Vaticano a publicação, neste mês, de uma encíclica sobre o meio ambiente. Com este documento, o papa quer incentivar a tomada de medidas firmes no combate às alterações climáticas e aquecimento global. Os conteúdos da encíclica serão as linhas mestras das intervenções papais em encontros internacionais onde ele quererá marcar a agenda dos decisores políticos em questões ambientais: o discurso ao Congresso americano em Setembro, a comunicação à Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque e a sua mensagem à histórica Conferência do Clima da ONU, em Paris, em Dezembro deste ano.

 

António Carlos – MCCJ – Além-Mar, Junho de 2015



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados