Página Inicial







Vaticano: Papa pede cristãos firmes na fé e aponta para o exemplo dos mártires
5 de Junho de 2015

“A Eucaristia não é um prémio para os bons, mas sim a força para os fracos, para os pecadores, o perdão, o viático que nos ajuda a andar, a caminhar”, disse Francisco, no dia do Corpo de Deus.

 

Francisco apontou o exemplo dos mártires e pediu aos milhares de cristãos que se reuniram na Praça de São Pedro para assistir à celebração que evitem tornar-se medíocres e insípidos.

 

“O que significa hoje para nós estragar, ou seja, diluir a nossa dignidade cristã?”, perguntou o Papa, dando logo de seguida uma explicação.

 

“Significa deixar corromper pelas idolatrias do nosso tempo: as aparências, o consumo, o ele no centro de tudo; mas significa também ser competitivo, ter arrogância como atitude vencedora e nunca admitir ter errado ou ter necessidade.”

 

“Tudo isto nos estraga, nos torna cristãos medíocres, mornos e insípidos”, conclui o Santo Padre.

 

Como exemplo contrário, Francisco apontou para os milhares de cristãos que sofrem perseguição no Médio Oriente e em África por exemplo.

 

“Veneremos no nosso coração aqueles irmãos e irmãs a quem foi pedido o sacrifício da vida por fidelidade a Cristo: Que o seu sangue, unido ao do Senhor, seja sinal de paz e reconciliação para o mundo inteiro.”

 

Numa celebração que é especialmente centrada na Eucaristia como verdadeiro corpo e sangue de Cristo, o Papa aproveitou também para explicar o que é a comunhão.

 

“A Eucaristia torna presente a Aliança que nos santifica, nos purifica e nos une em comunhão com Deus admirável. Assim, a Eucaristia não é um prémio para os bons, mas sim a força para os fracos, para os pecadores, o perdão, o viático que nos ajuda a andar, a caminhar”.

 

O dia 4 de junho é dia de Corpo de Deus no calendário litúrgico, mas o feriado já não existe. Em Portugal, como noutros países, a festa será assinalada no próximo domingo (7 de junho).

 

Fonte: Rádio Renascença



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados