Página Inicial







Dia de Portugal: Presidente condecora missionária
9 de Junho de 2015

O presidente da República Portuguesa decidiu distinguir a missionária católica Lúcia Cândido com o grau de grande-oficial da Ordem do Mérito, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, a ser celebrado no dia 10 de junho.

 

A religiosa das Missionárias Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição trabalha em São Tomé e Príncipe há mais de 15 anos, na área social, na cidade de Neves, distrito de Lembá, a noroeste da capital.

 

A congregação gere um jardim-de-infância, projetos de emprego para jovens e mulheres, lares de idosos.

 

"Eu não faço projetos, não peço projetos aos países estrangeiros, peço que me deem coisas ou tecidos para nós trabalharmos. Não quero roupas feitas, porque a obra dá para ajudar quem trabalha nela, para ajudar os pobres que precisam da obra e para desenvolver", explicou a irmã Lúcia Cândido à Rádio Vaticano, a respeito do seu trabalho, numa reportagem da emissora pontifícia sobre a presença de religiosas portuguesas no arquipélago lusófono.

 

A Ordem do Mérito destina-se a galardoar “atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade”.

 

Segundo nota divulgada pela Presidência da República, as 33 condecorações atribuídas por Aníbal Cavaco Silva “serão oportunamente entregues”.

 

O trabalho da religiosa portuguesa foi retratado na série ‘Príncipes do Nada’, na RTP.

 

A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é o tema central do Semanário Ecclesia, com entrevista ao secretário de Estado das comunidades, José Cesário, e ao bispo de Lamego, cidade que recebe este ano as comemorações do 10 de junho. A reflexão sobre a data é aprofundada com um texto de D. António Vitalino e duas reportagens junto de comunidades de emigrantes.

 

Disponível aqui.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados