Página Inicial







Braga: Santuário do Bom Jesus será elevado a “basílica menor”
3 de Julho de 2015

No domingo, dia 5 de julho, será feita a proclamação solene da elevação do Santuário do Bom Jesus do Monte à dignidade de “basílica menor”, no decorrer da Missa solene que terá lugar a partir das 11h00.

 

“Um passo significativo que reforça a candidatura do Bom Jesus a Património Mundial da UNESCO”, disse o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

 

O título de basílica é concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de devoção e de peregrinações.

 

“O Santuário do Bom Jesus e a sua envolvência merecem essa distinção, por todo o património edificado, pela paisagem e naturalmente por toda a arte que aquele santuário encerra”, refere D. Jorge Ortiga.

 

O prelado afirma ainda que a devoção ao Bom Jesus pode ser um “sinal” para a Igreja Católica em Braga, “uma luz a orientar” quer os habitantes quer os turistas.

 

O conjunto arquitetónico do Bom Jesus do Monte é considerado um ‘ex-líbris’ da cidade de Braga; em 1373 já existia uma ermida dedicada à Santa Cruz.

 

O atual templo que remata o escadório, com as Capelas e Passos da Paixão, foi concluído em setembro em 1811, substituindo um antigo templo barroco que vinha do tempo de D. Rodrigo de Moura Teles (1704-1728).

 

O Bom Jesus viria a transformar-se num destino de romagens, no Minho e também no resto do país.



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados