Página Inicial







Mundo: Ex-presidente de Portugal é vencedor do 1º Prêmio Nelson Mandela
23 de Junho de 2015

O ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, é um dos vencedores do 1º Prêmio Nelson Rolihlahla Mandela.

 

O anúncio foi feito na segunda-feira, 22 de junho, pelo presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa.

 

Para a atribuição do prémio a Jorge Sampaio, contribuiu em grande parte a sua ação como presidente da Aliança das Civilizações (2007-2013) e enviado especial do secretário-geral da ONU na Luta contra a Tuberculose (2006-2012).

 

Outro elemento considerado preponderante pelo júri foi o prestígio que Jorge Sampaio granjeou internacionalmente na sua ação a favor de Timor Leste e da transição pacífica em Macau, quando era Presidente da República.

 

Jorge Sampaio afirmou que se sentia "muito honrado e feliz", considerando que se tratava de "um enorme estímulo e uma grande responsabilidade".

 

A outra vencedora é Helena Ndume, uma oftalmologista da Namíbia que está a trabalhar no tratamento da cegueira e doenças relacionadas à visão", tanto na Namíbia como em outros países em desenvolvimento.

 

O prêmio foi criado por uma resolução da Assembleia Geral em junho de 2014 e seu estatuto aprovado pelo mesmo órgão em abril de 2015.

 

O objetivo é reconhecer as realizações daqueles que dedicam suas vidas a serviço da humanidade, promovendo os propósitos e princípios das Nações Unidas.

 

Ao mesmo tempo, os premiados honram e prestam homenagem ao "legado extraordinário de Nelson Mandela de reconciliação, transição política e transformação social".



© copyright Missionários Combonianos - Revista Além-Mar | Todos os direitos reservados